A natureza da ansiedade
Entenda a ansiedade suas causas, sintomas e tratamento. A ansiedade é uma reação emocional natural e universal que todos nós experienciamos em diferentes momentos da vida, como por exemplo, ao realizar uma prova, fazer uma viagem, começar em um novo emprego, fazer uma apresentação.
Ela surge como resposta a situações percebidas como perigo, ameaça, preocupação ou estresse.
Sentir ansiedade vez ou outra é normal. O problema está quando a ansiedade se torna frequente e causa prejuízos no dia a dia.
Transtorno de Ansiedade
A Ansiedade é considerada um transtorno quando, a pessoa se sente incapaz de controlar sua preocupação com problemas reais ou não. Insegura e com medo, ela não consegue se mobilizar para solucionar os problemas, mantendo um estado de paralisia diante das circunstâncias.
Geralmente as preocupações são exageradas e tem haver com a percepção do futuro. Elas se tornam persistente e intensa, interferindo nas atividades diárias e causam prejuízos na vida social, profissional e nos relacionamentos, gerando sofrimento emocional intenso e muitas vezes persistindo por meses ou anos.
Causas Multifatoriais da Ansiedade:
As causas da ansiedade são multifatoriais, abrangendo fatores genéticos, químicos e influências ambientais. Eventos estressantes, traumas passados, bem como problemas de saúde, conflitos interpessoais e desequilíbrios hormonais, entre outros; podem desencadear ou agravar a ansiedade.
Sintomas da Ansiedade
Os sintomas da ansiedade variam, incluindo:
- inquietação,
- nervosismo,
- tensão muscular,
- preocupação excessiva,
- dificuldade de concentração,
- irritabilidade,
- insônia
- alterações físicas como dores de cabeça, taquicardia, sudorese e problemas gastrointestinais (estômago e intestino).
- Em casos mais graves, a ansiedade pode levar a ataques de pânico e fobias.
Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para tratamento da ansiedade:
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), tem se mostrado eficaz para o tratamento da ansiedade. Essa abordagem terapêutica é baseada em evidências e concentra-se na identificação e modificação de padrões de pensamentos e comportamentos que estão contribuindo para a ansiedade. É uma terapia colaborativa, portanto terapeuta e paciente trabalham juntos para desafiar e substituir os pensamentos desadaptativos por alternativas mais realistas e equilibradas.
Explorando a Psicoterapia
O psicólogo ao avaliar os sintomas, vai entender as causas, origem da ansiedade e oferecer um plano de tratamento personalizado, dependendo do caso; pode envolver psicoterapia combinada com medicação e o acompanhamento com um médico psiquiatra. Na psicoterapia há várias técnicas e estratégias eficazes para gerenciar a ansiedade. Entre as técnicas está a mudanças dos pensamentos negativos, respiração diafragmática, técnicas de relaxamento e exposição gradual a situações temidas. Afinal, a ansiedade tem tratamento, e sua qualidade de vida pode ser transformada.
Hábitos saudáveis
Além da terapia, adotar um estilo de vida saudável pode reduzir os sintomas de ansiedade. Praticar exercícios físicos regulares, manter uma dieta equilibrada, dormir adequadamente e evitar o consumo excessivo de álcool, cafeína e substâncias estimulantes são passos importantes.
Técnicas de Relaxamento
Incorporar técnicas de relaxamento, como respiração consciente, meditação e ioga, também pode ser benéfico para acalmar a mente e corpo.
A importância de compreender-se
O autoconhecimento desempenha um papel fundamental no tratamento da ansiedade, proporcionando insights que podem ajudar na compreensão, gestão e superação dos desafios emocionais. Seja identificando gatilhos específicos, compreendendo padrões de pensamento negativos, ou reconhecendo respostas físicas e emocionais, ou seja, compreender suas próprias limitações e recursos a pessoa pode desenvolver estratégias práticas e sustentáveis para o progresso.